quinta-feira, 15 de setembro de 2011

2º Conferência Municipal da Juventude

A segunda edição da Conferência Municipal da Juventude começa nesta sexta-feira (16) e segue até domingo (18), no Espaço Cultural José Lins do Rego e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer). O evento, que é uma etapa eletiva para a segunda Conferência Nacional de Juventude, tem o objetivo de fortalecer a política pública municipal de apoio à juventude da cidade.
Com o lema “Conquistar direitos para o desenvolvimento do Brasil”, a Conferência vem ajudar os jovens a criar políticas específicas que combatam os anseios da juventude no tocante à violência, acesso ao mercado de trabalho e a espaços de lazer, cultura e educação.
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação, Thiago Pacheco, o motivo principal para o jovem participar da Conferência é o engajamento com o poder público. “É a oportunidade perfeita para a juventude se envolver nesse processo de discussão e contribuir na construção de políticas públicas adequadas. Podemos ter um resultado mais específico e eficiente, tornando o jovem um agente de transformação da sua comunidade ou bairro”, explicou.
Segundo Pacheco, a Prefeitura Municipal de João Pessoa vai apresentar na Conferência exemplos consolidados de apoio à juventude da administração municipal, como ProJovem Urbano, ProJovem Trabalhador, Centros de Referência da Juventude, Centro de Cidadania e Conselho Municipal de Juventude.
No total, são 300 vagas abertas para os jovens delegados representantes, sendo 120 destinadas a instituições públicas e 180 para a sociedade civil organizada. A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural.
No sábado (17), a Conferência acontece no auditório da Reitoria e no Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB. Pela manhã será feita a leitura e aprovação do regimento, com uma mesa de debates para discutir a importância da Conferência. No período da tarde, acontecem as exposições dos grupos de trabalho, abordando os direitos da juventude e as questões de educação, trabalho e cultura. No horário noturno, a partir das 20h, haverá as atividades culturais, com atrações artísticas.
No domingo (18), a partir das 8h, o evento volta para o Espaço Cultural, com a leitura e aprovação dos relatórios dos grupos de trabalho. Em seguida, a eleição dos delegados que vão representar João Pessoa na Conferência Estadual, no mês de outubro. O encerramento acontece às 14h do domingo.
Inscrições – No portal da PMJP foi disponibilizado um link para os interessados baixarem as fichas de inscrições ao clicar no banner da Conferência. As inscrições também podem ser feitas na Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), na Avenida Camilo de Holanda, 890, Centro. O telefone é (83)3214-3065.

Fonte/Site:
http://www.joaopessoa.pb.gov.br/segunda-conferencia-municipal-da-juventude-comeca-nesta-sexta-feira/