quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco

História e Lenda

O Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco são dois dos maiores monumentos em estilo barroco da América Latina. Tombados pelo IPHAN, em 1952, representam parte do patrimônio comum da Igreja e do Estado. Esses monumentos fazem parte de um complexo arquitetônico constituído pelo Cruzeiro, o Adro, a Igreja, o Convento, a Fonte e o Sítio, situado na parte alta da cidade de João Pessoa, na Paraíba.
O início de sua construção se deu com a chegada dos Franciscanos, em 1589, que construíram um simples conventinho de taipa com 12 celas e claustro. Em 1602, foi iniciada a construção em pedra calcária, chegando a ser concluído no século XVIII, cujas sucessivas datas podemos acompanhar registradas na Fonte (1717), no Frontispício (1779), na Torre (1783) e no Muro (1788).
Durante a dominação holandesa (1634 – 1654), o complexo arquitetônico foi quartel-general e residência do governador Holandês.
Os franciscanos viveram nesse local até o ano de 1885 – 300 anos dedicados à evangelização do povo paraibano.
De 1885 a 1894 funcionaram no convento a Escola de Aprendizes Marinheiros o Hospital Militar.
Com criação da Diocese da Paraíba, em 1892, e com posse de Dom Adaucto Aurélio de Miranda Henriques, em 1894, foram instalados no conjunto o Seminário e o Colégio Diocesano. O colégio funcionou até o ano de 1906 e o Seminário, até o ano de 1964.
Depois dessa data, o complexo serviu de Museu do Estado, Escola Estadual Roger e Escola de Teatro Piollin.
Durante o governo de Tarcísio de Miranda Burity, em 1979, o conjunto teve suas portas fechadas para dar inicio aos trabalhos de restauração, sendo aberto ao público em 06 de março de 1990 como Centro Cultural de São Francisco, espaço no qual o visitante, além de contemplar a beleza arquitetônico, poderá apreciar a exposição de Arte Sacra com Imagens dos séculos XVII, XVIII e XIX, a Galeria de Pedra, o Projeto Mostra Brasil de Arte Popular, exposições temporárias e outros eventos.

Lendas

O Túnel da Igreja de São Francisco

Com localização imprecisa, e não confirmadas, vários historiadores e curiosos sobre o assunto, contam que as igrejas antigas basicamente dos séculos XVIII e XIX existem supostos Túneis. Principal fonte de refúgio e esconderijos para escravos.
Assim tendo em vista a igreja de São Francisco na Capital João Pessoa, onde sobre ela existem várias lendas, uns afirmando a existência de um Túnel que levaria da igreja ao cruzeiro, outros afirmam que seria até a casa da Pólvora na cidade baixa, e a mais conhecida seria que levaria até o Forte de Cabedelo, túnel ate hoje nunca encontrado.
Dizem que naquela época era muito importante esse túneis para os coronéis, fazendeiros e senhores de engenhos, pessoas ricas da província. Lá eles escondiam toda sua riqueza, como jóias, pedras preciosas e ouro.
Ao decorrer de sua vida eles iriam só guardando esses pertences e quando menos esperavam já estavam velhos e chegava sua morte. Ao ser enterrado sua alma ficaria vagando pela terra e só poderia ser salvo depois que alguém encontrasse toda aquela riqueza, chamada de Botijas, com isso sua alma entraria nos sonhos dos ainda vivos e oferecia toda aquela riqueza em troca de sua salvação.
Seu único porém, é que os escolhidos fosse retirar sua Botija pela madrugada, levando consigo uma enxada, uma pá e uma vela acesa, que significaria que estava pedindo sua intenssenção, sempre rezando e que nunca olhasse para traz, pois com isso eles não iriam ver as tentações e alguns personagens de lendas urbanas, como a Mula sem Cabeça, Saci-Pererê, Lobisomens e a tão famosa Comadre Florzinha com seus longos cabelos.
Se na hora de arrancar a Botija na cabeça do escolhido se passasse riquezas, luxos e outras coisas submisso a seu dinheiro, todo ouro se transformaria em insetos. Mais se o mesmo pensasse com seu dinheiro beneficiar pessoas carentes, coisa que o verdadeiro dono da riqueza não fez, ele iria ser rico pro resto da vida.
Isto é mais uma história que o povo conta.
Fonte:
http://www.igrejasaofrancisco.com.br/index.php
Fotos:

Passeio Cidade UF2 Igreja São Francisco Centro



2 comentários:

  1. Vocês já conhecem o Romance Policial Rio dos Ventos?
    ============
    Rio dos Ventos é um romance policial ambientado em João Pessoa dos dias atuais. Uma mistura de ficção com realidade estão presentes nesta obra. Existe uma lenda que embaixo do Complexo Religioso São Francisco, uma das estruturas barrocas mais ricas e antigas do Brasil, foi construído um túnel, que serviria no século XVII como rota de fuga dos ocupantes Holandeses durante o seu período de invasão e ocupação do Nordeste.
    O livro explora bem esta história, quando um dos Frades do convento Santo Antônio decido, por conta própria explorá-lo e lá encontra algo de grande valor capaz de despertar a cobiça até dos melhores dos homens. Uma sequência de assassinatos leva a um casal de detetives a percorrer vários pontos da cidade, locais que realmente existem em nosso mundo real. Tudo com uma bela descrição capaz de nos remeter a cada local como se estivéssemos acompanhando cada passo da investigação. A descrição dos ambientes é primorosa e nos faz querer visitar a cidade apenas para percorrer cada espaço da trama, ou ao menos, conhecer virtualmente pela internet.

    Mais informações em http://riodosventos.blog

    ResponderExcluir